Dessa forma, a Astellas, em conjunto com a Gestora, se compromete a adotar todos os esforços razoáveis de mercado
com o intuito de preservar a segurança dos sistemas no armazenamento dos Dados do Paciente e do Profissional Médico,
entre eles, a observância às diretrizes sobre padrões de segurança estabelecidas no Decreto nº 8.771/2016, tais como:
(a) utilização de métodos padrão de mercado para criptografar e anonimizar os Dados do Paciente e do Profissional
Médico, além de demais formas padrão de
encriptação, para garantir sua inviolabilidade;
(b) encriptação de softwares de alta tecnologia para proteção contra acesso não autorizado aos sistemas, sendo estes
considerados ambientes controlado e de segurança;
(c) disponibilização de acesso a locais de armazenamento dos Dados do Paciente e do Profissional Médico apenas a
pessoas previamente autorizadas, comprometidas com o sigilo de tais Dados, inclusive mediante assinatura de
termo de confidencialidade;
(d) aplicação de mecanismos de autenticação de acesso aos registros capazes de individualizar o responsável pelo
tratamento e acesso dos Dados coletados; e,
(e) manutenção de inventário indicando momento, duração, identidade do colaborador ou do responsável pelo acesso,
com base nos registros de conexão e acesso a aplicações, conforme determinado no artigo 13 do Decreto nº
8.771/2016.
Políticas internas. A Astellas declara que possui todas as políticas internas de segurança adequadas e razoáveis para
garantir o correto tratamento dos Dados.
Anonimização pela Gestora. Os Dados do Paciente e do Profissional Médico coletados pela Gestora serão enviados por
ela à Astellas já anonimizados, ou seja, não será possível relacionar os Dados do Paciente ou do Profissional Médico com
os Pacientes e Profissionais Médicos a que eles se referem.
Backup e integridade. A Astellas e a Gestora realizam backups periódicos de sua base de Dados, de modo a garantir a
continuidade do Programa. Os backups serão restaurados diretamente pela Astellas e/ou pela Gestora, sempre que for
identificada violação, modificação não autorizada, ou perda de Dados. Os backups realizados não são destinados a
restaurar Dados apagados, acidentalmente ou não, pelos Pacientes e Profissionais Médicos, de modo que não é possível
a restauração de Dados nesses casos.
Comunicação e transferências internacionais. Nas hipóteses de comunicação dos Dados do Paciente ou do Profissional
Médico a terceiros, sejam eles operadores ou não, ou no caso de transferências internacionais, a Astellas garante que
todas as entidades que vierem a receber tais Dados serão vinculadas por cláusulas contratuais específicas ou acordos de
confidencialidade e segurança de Dados, com a finalidade de impor a tais terceiros ou recipientes de Dados estrangeiros
as mesmas obrigações de segurança, integridade e confidencialidade descritas nesta Política. Adicionalmente, nos casos
de transferência internacional de Dados, a Astellas se certificará que tal transferência ocorra dentro das hipóteses legais
aceitáveis para padrões de proteção de Dados pessoais a serem exigidos do recipiente de tais Dados.
5. Da Comunicação e Uso Compartilhado
Paciente e o Profissional Médico reconhecem que a Gestora receberá seus dados. A Astellas somente receberá Dados
anonimizados de Pacientes. O compartilhamento é feito em conformidade com o disposto na Lei Geral de Proteção de
Dados, adotando todas as precauções exigidas em lei para garantia da segurança e da confidencialidade dos Dados
comunicados.
A Gestora poderá, por sua vez, contratar e subcontratar terceiros prestadores de serviços para operacionalização do
tratamento de Dados pessoais ou de parte dele, caso no qual tais prestadores serão devidamente avaliados e aprovados
pela Gestora e pela Astellas, estando submetidos também aos mesmos requisitos de segurança, confidencialidade e
lealdade no tratamento dos Dados pessoais no contexto do Programa aplicáveis à Astellas e à Gestora.